quinta-feira, 4 de setembro de 2008

tantra é sexo?


fonte: http://www.centrometamorfose.com.br/ .......

tantra é sexo?

Não. Tantra não está ligado a performances sexuais ou orgias mirabolantes, como se tem sido convencionado por aí. O Kama Sutra e o Maithuna nada tem a ver com o Tantra, pois pertencem a histórias bem diferentes do contexto do Tantra. Por alguma razão misteriosa, o Kama Sutra e o Maithuna, da forma como se apresentam à sociedade, foram integrados como Tantra, mas não o são.
O Tantra elabora suas performances baseadas em meditações e vivências com o objetivo de potencializar a sensibilidade e a percepção da energia, mas sem utilizar-se de rituais, oferecendo ao indivíduo toda a liberdade que necessita para perceber e sentir. O Tantra não é um manual de sexo, de posturas rituais rígidas e dogmáticas. O Tantra trata da nossa relação com a energia; da forma como nos apropriamos da energia, da relação com os Chakras - Centros energéticos localizados no corpo - e como a energia é direcionada a partir dos centros para a otimização do viver em vários níveis, num processo de múltiplas e facetadas transcendências. O Tantra aprimora a percepção da energia e potencializa muito a sensibilização do prazer, utilizando-se de várias abordagens.
Tantra começa com um trabalho corporal onde o corpo é o inicio, o meio e o fim em si mesmo. Entretanto, o corpo tem nuances que desconhecemos e que só são possíveis de alcançar com a depuração da sensibilidade. Trazemos no corpo as marcas de fortes condicionamentos impostos pela sociedade ao longo de nossas vidas. Os trabalhos com o Tantra objetivam o descondicionamento de corpo/mente/emoções/espírito.
O corpo é o caminho para uma compreensão profunda, que diz respeito aos nossos medos e fraquezas, nossos sentimentos de inferioridade ou de grandeza; as atitudes comportamentais que adquirimos para sobrevivermos no meio social.
Em alguns trabalhos dos níveis mais avançados do Tantra, utilizamo-nos da sexualidade para o despertar da sensibilidade e da consciência. Todavia, não se trata, de forma alguma, de uma sexualidade convencional, banalizada pelo desejo ou corrompida pelo instinto.
Não há nada que seja tão espiritual quanto o Tantra, com tamanho aprofundamento em nossa essência e no contato com o divino e o sagrado que existe dentro de nós.
Com o Tantra, aprendemos o papel significativo representado por todos os Chakras, e compreendemos que, por conta das inúmeras repressões que sofremos, acabamos por nos fixar em uma rígida estrutura de sobrevivência e sexo, desconectados com o prazer de viver, com a confiança e a entrega.
Não saímos ainda do primeiro Chakra - Muladhara. Nossa performance sexual é primitiva, grotesca, depauperada por muitos sentimentos como insegurança, medo, ansiedades, culpas, necessidades de cumplicidade e apoio, etc...
O Tantra trabalha com o Chakras com uma nova compreensão, como nunca foi descrita na literatura esotérica, aprimorando os relacionamentos, burilando e aparando as arestas, desfazendo modelos comportamentais doentios e patológicos, dando forma à uma nova maneira de SER e de VIVER.
Podemos afirmar, portanto, que o Tantra é sensorial e desrepressor.
"O sexo é a energia mais vital do homem e não deveria constituir um fim em si mesmo. O sexo deveria guiar o homem até sua alma. O objetivo é: desde a luxúria até a luz, do sexo à supraconsciência." (Osho)

2 comentários:

Anônimo disse...

Pravithas, amigo, a-do-rei essa nova postagem!!!!
Tirou váááárias dúvidas minhas!!!

Parabéns pelo trabalho... e calma... em breve apareço no consultório!rs

Bjo

Unknown disse...

Este é o tantra, sexo não é uma luta é troca de energias vibratórias.