sábado, 6 de junho de 2009

O guerreiro de luz na hora do combate

O guerreiro de luz e seus advesários:
diz um sábio chinês sobre as estratégias do guerreiro da luz: “faça seu inimigo acreditar que não conseguira grandes recompensas se decidir atacá-lo. Desta maneira, você diminuirá seu entusiasmo. Não tenha vergonha de retirar-se provisoriamente de combate, perceber que o inimigo está mais forte. O importante não é a batalha isolada, mas o final da guerra”.
Reconhecendo a força do outro:
O guerreiro da luz sabe reconhecer um inimigo mais forte que ele. Se resolver enfrentá-lo, será imediatamente destruído. Se aceitar as suas provocações, caíra na armadilha que lhe foi preparada. Então, ele usa de diplomacia para superar a difícil situação em que se encontra.
Quando o inimigo age como uma criança idiota, ele faz exatamente o mesmo. Quando o chama para o combate, ele finge-se de desentendido. Nesse momento, os amigos comentam: “ é um covarde”. Mas o guerreiro da paz não liga para o comentário; sabe que toda raiva e coragem de um pássaro são inúteis diante do gato.
Em situação como essa, o guerreiro da paz tem paciência. Logo o inimigo partirá para provocar outros.
Adaptando-se às circunstâncias:
O guerreiro da luz às vezes se comporta como a água e flui por entre os muitos obstáculos que encontra. Em certos momentos, resistir significa ser destruído; então, ele se adapta às circunstancias. Aceita, sem reclamar, que as pedras do caminho tracem seu rumo através das montanhas. Nisto reside a força da água: ela jamais pode ser quebrada por um martelo, ou ferida por uma faca. A mais poderosa espada do mundo e incapaz de deixar uma cicatriz em sua superfície.
A água de uma rio adapta-se ao caminho que é possível, sem esquecer do seu objetivo: o mar. Frágil em sua nascente, aos poucos vai ganhando força dos outros rios que encontra. E, a partir de um determinado momento, seu poder é total.
Distraindo o adversário:
Um guerreiro da luz jamais trapaceia, mas sabe distrair seu adversário. Por mais ansioso que esteja, joga com os recursos da estratégia para atingir seu objetivo. Quando percebe que está no final de sua forças, faz com que o inimigo pense que não tem pressa. Quando precisa atacar o lado direito, move suas tropas para o lado esquerdo. Se pretende iniciar a luta imediatamente finge que está com sono e prepara-se para dormir.
Nessa hora, os amigos comentam: “vejam como perdeu seu intusiasmo”. Mas ela não dá importância aos comentários, porque os amigos não conhecem suas táticas de combate. Um guerreiro da luz sabe o que quer e não precisa ficar explicando.
Um texto de Paulo coelho.

Nenhum comentário: